Embarcação de Superfície de Alto Desempenho (do inglês: Advanced Marine Vehicles – AMV)

Embarcações de Superfície de Alto Desempenho, do inglês Advanced Marine Vehicles (AMVs), são embarcações de superfície que operam na interface ar/água ou na sua proximidade, conjugando altas velocidades com um bom comportamento em ondas.

O surgimento dessas embarcações se deu com a necessidade de atingir altas velocidades e, posteriormente, buscou-se manter essas velocidades de forma segura. Para isso, foi necessário que uma porção significativa do casco fosse retirada da água para reduzir a resistência do veículo.

Sabendo-se que a massa específica do ar é 815 vezes menor que a da água, se percebe que a resistência ao avanço de um veículo imerso em água será muito maior do que a de um imerso em ar.

Classificação pelo modo de sustentação:

  • Hidrostática

– Sustentação explicada pelo princípio de Arquimedes;

– Pode operar na superfície da água ou totalmente submerso;

– Ex.: Navios convencionais, SWATHs, plataformas, submarinos.

  • Hidrodinâmica

– Operam na superfície e fazem uso de propriedades hidrodinâmicas para ter a maior parte de sua sustentação originária da interação de dispositivos submersos, como o fluxo de fluido líquido.

– Ex.: Embarcações planadoras – sustentação pode ser explicada pelo princípio de escoamento em placa plana -, aerobarcos – sustentação dinâmica originada por fólios submersos, cujos princípios podem ser explicados pela teoria de asa.

  • Aerostática

– Operam em meio aéreo, sua sustentação não depende de seu movimento.

– Ex.: Hovercraft, veículos a colchão de ar (ACVs), navios de efeito de superfície (SESs).

  • Aerodinâmica

– Operam em meio aéreo e, eventualmente, próximos à superfície;

– Sustentação fornecida pelo escoamento aerodinâmico em torno de algum dispositivo.

– Ex.: Aeroplanos, sustentação fornecida por asas, asas em efeito solo (WIGs) se sustentam por asas que operam na proximidade da superfície.

 

Tipos de Embarcações de Superfície de Alto Desempenho

 

  1. EMBARCAÇÕES PLANADORAS

  • CARACTERÍSTICAS

– Sustentação predominantemente hidrodinâmica.

– A sustentação pode ser explicada pelo princípio de escoamento de placa plana.

– As principais aplicações podem ser classificadas em: militares, de recreio e de serviço.

– Os catamarãs também estão incluídos dentro de embarcações de planeio.

  • VANTAGENS

– Concepção e construção bastante simples.

– Baixo consumo de combustível quando comparado com outros AMVs.

– Baixo custo de construção e de manutenção, devido à sua estrutura simples e leve.

– Simplicidade na operação e de manobra em porto, além de não demandar instalações portuárias muito especializadas.

– Operam muito bem em modo hidrostático, tem boa qualidade aerodinâmica.

  • DESVANTAGENS

– Comportamento em ondas deficiente, grande perda de velocidade em ondas de baixa frequência.

– A estabilidade dinâmica tende a ser deficiente em altas velocidades.

– Velocidade relativamente limitada, em comparação a embarcações de superfície de sustentação aerostática e aerodinâmica.

– Baixa capacidade de carga comparada com outras AMVs.

 

1.1 CATAMARÃS DE PLANEIO

  • VANTAGENS

– Grande superfície de plataforma.

– Grande estabilidade transversal.

– Possibilidade de se adotar maiores ângulos de deadrise.

  • DESVANTAGENS

– Estrutura e instalações mais complexas aumentam custo e peso.

– Aumento da resistência friccional devido ao aumento da superfície molhada e novas componentes da resistência devido à interação entre cascos.

– Aparecimento ou amplificação de diversas componentes da aceleração.

– Custos adicionais de instalação de uma segunda praça de máquinas.

– Quando atravessam um trem de ondas estão sujeitos a esforços mecânicos mais intensos que os monocascos.

 

  1. AEROBARCOS

  • CARACTERÍSTICAS

– São embarcações que, no regime de operação, têm sustentação fornecida por fólios submersos.

– Os fólios determinam os dois grandes grupos de aerobarcos: os de fólios submersos e os de fólios secantes.

  • VANTAGENS

– Bom comportamento em ondas, reduzindo a demanda de potência quando opera sobre fólios.

– A operação de manobras em calados menores, na condição de operação sobre o casco, pode ser facilitada pela adoção de hidrofólios retráteis.

– Os aerobarcos com fólios secantes não apresentam problemas com os efeitos de ponta.

  • DESVANTAGENS

– O sistema submerso exige a existência de um sistema de controle ativo dos movimentos (Auto Pilot on Foils), cujo custo é muito elevado.

– Têm limitação de tamanho e capacidade de carga, devido ao fato de que a sustentação fornecida pelos fólios é proporcional à área que impede que os aerobarcos cresçam indefinidamente.

– Aerobarcos que operam em água agitadas podem atingir impactos de ondas com o casco durante a operação.

 

  1. ACVs (Air Cushion Vehicles)

 

  • CARACTERÍSTICAS

– Também chamados HOVERCRAFTS, são embarcações de sustentação aerostática que operam sobre colchões de ar formados pela inflação de ar no interior de uma saia flexível.

– A propulsão é quase sempre aérea.

– Têm operação anfíbia, podendo ultrapassar obstáculos sobre a terra.

  • VANTAGENS

– Podem alcançar altas velocidades devido à pequena resistência ao avanço.

– Grande capacidade de carga, pode ser controlada através da variação da pressão do colchão.

– A operação facilita a operação de embarque de passageiros ou de carga.

  • DESVANTAGENS

– Pequena estabilidade direcional e dificuldade de se controlar o curso e a velocidade de avanço e frenagem.

– Necessidade de um complexo sistema de direcionamento operando em conjunto com a propulsão.

– Baixo nível de conforto, resultante das grandes acelerações verticais originadas pela forma plana do colchão.

– Grande consumo de combustível.

– Alto custo de manutenção pelos complexos sistemas de propulsão e de insuflamento.

– Fabricação leve e cara.

 

  1. SESs (SURFACE EFFECT SHIPS)

  • CARACTERÍSTICAS

– Os navios de efeito de superfície são embarcações de sustentação aerostática cujo colchão de ar está contido em um compartimento não completamente flexível.

– Têm dois cascos laterais rígidos e apresentam estruturas flexíveis insufladas à vante e à ré.

– Seu casco atravessa a superfície da água, o que não ocorre com os ACVs.

– Na condição estática, a pressão do colchão, expressa em coluna de água salgada não pode nunca exceder o menor valor de calado.

– Têm propulsão aquática.

  • VANTAGENS

– Grandes velocidades obtidas, podendo chegar a 100 nós, já que a resistência ao avanço é muita baixa.

– Concebidos a partir dos ACVs, os SES também têm uma grande capacidade de carga.

– Têm maior estabilidade direcional que os ACVs, mais manobrabilidade e atingem maiores velocidades.

– Bom rendimento do sistema propulsivo, pois a resistência ao avanço é pequena e o rendimento da propulsão aquática é sempre bem superior ao da propulsão aérea.

– O pequeno calado quando operam sobre o colchão.

– Possibilidade de duplo modo de operação: um sobre o colchão, mais rápido e com menos calado; e outro sobre o casco, mais lento e com maior autonomia.

 

  • DESVANTAGENS

– Não tem operação anfíbia.

– O seakeeping é ainda mais crítico do que dos ACVs já que o amortecimento fornecido pelo colchão e pela saia é menor.

– Um sistema ativo de insuflamento se faz necessário no caso de operação em altas velocidades.

– Grande consumo de combustível.

– Custo de manutenção alto, pelo rápido desgaste.

– O sistema de insuflamento ativo capaz de controlar a pressão interna do colchão é complexo e de custo caro.

 

  1. SWATHs (SMALL WATER AREA TWIN-HULLS)

  • CARACTERÍSTICAS

– Embarcações de deslocamento não convencionais que operam em velocidades intermediárias.

– Têm excelente comportamento em ondas devido à sua pequena área de linha de água.

– O SWATH é um catamarã com cascos afilados na altura da linha de operação, adquirindo a forma de “torpedos” em sua porção submersa.

  • VANTAGENS

– O excelente comportamento em ondas é garantido em todos os estados de mar.

– Grande superfície na plataforma.

– Alta velocidade comparada a outras embarcações de deslocamento.

– Possível redução das vibrações e ruídos no caso em que a instalação propulsora está localizada no interior dos torpedos.

– Um excelente comportamento em mar quando parado.

  • DESVANTAGENS

– Velocidade limitada devido à grande superfície molhada, o que aumenta a resistência friccional.

– O grande calado que reduz a área de operação e pode dificultar a operação em portos normalmente destinados a embarcações do mesmo porte.

– A extrema sensibilidade às variações de peso o que implica na necessidade de sistema de lastro.

– A complexidade estrutural devido à forma do casco vai conduzir a um grande volume de material.

– Necessidade de operar sempre com um mínimo de trim, para não comprometer o escoamento do fluido nos torpedos.

– Estabilidade avariada precária.

– Dificuldade de instalação dos motores devido à forma dos torpedos.

– Ocorrência de instabilidade de heave e pitch.

 

  1. WIGs (WINGS IN GROUND EFFECT)

  • CARACTERÍSTICAS

– Embarcações de sustentação aerodinâmica que operam muito próximas da superfície sem necessidade de estar em contato com elas.

– A diferença com os aviões convencionais é que operam sempre com suas asas próximas à superfície utilizando o chamado “efeito de solo” para obter uma maior razão sustentação/arrastro.

– Têm asas bastantes curtas em comparação aos aviões.

  • VANTAGENS

– Altíssimas velocidades atingidas em comparação a qualquer embarcação aquática, já que sua resistência é apenas a resistência aerodinâmica.

– A excelente relação lift/drag obtidas graças ao efeito solo e à pequena perda de sustentação devido à grande capacidade de inibição de vórtices de ponta.

– A possibilidade de atuarem como veículos de espionagem, já que sua operação muito próxima à superfície dificulta a detecção por radares e também por sonares.

  • DESVANTAGENS

– Seakeeping crítico, já que a condição de operação está limitada a estados de mar mais baixos.

– O perigo de se operar a velocidades muito altas nas proximidades da superfície aliada à limitada capacidade de ultrapassar pequenos obstáculos.

– Payload reduzido quando comparado com os outros AMVs.

– Tendem a oscilar em torno de uma altura de equilíbrio onde a sustentação é igual ao peso.

– Altos custos de construção e de operação, pela tecnologia de construção.

– A manobrabilidade tende a ser deficiente para a operação na superfície.

Fonte: Ingenieros Navales

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