BRANA – PROJETOS NAVAIS

18765070_1383511745061845_2042955759_o

Na quarta-feira do último dia 10, tivemos um bate-papo muito descontraído de Naval para Naval com o ex-aluno Luiz Carvalho que nos contou como foi idealizar a BRANA – projeto colaborativo focado no desenvolvimento de cursos e projetos navais para pequenas e médias embarcações de esporte, lazer e serviço – e como está sendo a sua participação no Comitê de Náutica da SOBENA.

Luiz Felipe é diretor executivo da Brasil Arquitetura Naval e coordenador do Comitê de Náutica da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) e ex-aluno de Engenharia Naval e Oceânica da UFRJ, se formou em 2013. Nasceu em Minas Gerais, mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sempre interessado em náutica, é velejador e já participou de diversas regatas em diversas classes.

LOGO_BRANA_500x252px

O palestrante nos falou como é a BRANA, que é, basicamente, uma escola focada no desenvolvimento da indústria náutica no Brasil, através da realização de cursos e projetos navais para pequenas e médias embarcações. A lacuna presente no mercado, pois o Brasil, mesmo com essa capacidade extraordinária de desenvolver uma cultura náutica, não têm atuado essa área da indústria naval, e o fato da universidade ter poucas oportunidades nessa área o fizeram idealizar o BRANA junto com seu sócio Cassio Neres. O objetivo inicial era aproveitar a capacidade náutica brasileira, uma demanda ainda adormecida no país, através do spin-off do Instituto de Ciências Náuticas (ICN) através de um espaço de compartilhamento do conteúdo da área.

Os objetivos do BRANA são, por meio de ações colaborativas como publicações de artigos, projetos e cursos, realizar a promoção pessoal, divulgação e, principalmente, contribuir com o setor, além de aprender conteúdos, aplicá-los e levar esse conhecimento a não-engenheiros e, assim, formar um grupo sólido de estudo em náutica para expandir os conhecimentos na área. Uma oportunidade interessante para nós, universitários, é o apoio a grupos interessados em estudar e desenvolver projetos nessa área, como já é feito com o grupo FRANK, composto por alunos da UFRJ, entre eles Rafaela Kneipp, ex-membro e, atualmente, conselheira da Liga Naval e Raphael Nagel, ex-membro de nossa equipe de Projetos.

Luiz também nos falou como tem sido ser Coordenador do Comitê de Náutica da SOBENA, que foi criado para movimentar essa área e receber contribuições teóricas e práticas, podendo, assim, publicar no blog da SOBENA, e quais são os objetivos do comitê pra esse ano, que em outubro realizará um workshop sobre o tema.

Se você se interessa pela área, pode conferir as ações da BRANA através do site: www.brana.com.br. Inclusive, poderá ficar sabendo dos eventos da BRANA, como o Festival de Inverno, e há a expectativa do lançamento de um curso online de Projeto de Pequenas Embarcações pro próximo mês. Fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *