Alunos de Engenharia Naval e Oceanica da UFRJ ficam entre o 15 primeiros colocados do Premio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

O Prêmio tem como principais objetivos reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia, arquitetura e agronomia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral.

Entendendo que o desenvolvimento não pode parar e o grande desafio é buscar soluções que atendam às necessidades de hoje sem comprometer as gerações futuras. Os alunos  Alexander Kataoka Ishikawa e Lucas Osório e Castro Portes, graduandos de Engenharia Naval e Oceanica da UFRJ se inscreveram no Premio Odebrecht e conseguiram um espaço entre os 15 melhores.

O projeto dos alunos trata sobre a crescente demanda por energia renováveis e água limpa. A emergente conscientização ambiental têm despertado o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, como é o caso da energia das ondas. Esta fonte renovável marinha apresenta globalmente um grande potencial energético, o que vem motivando o estudo de diversas tecnologias com diferentes mecanismos de conversão. Este trabalho tem o objetivo de propor um modelo de conversor de energia das ondas aplicando os conceitos da engenharia naval (especialmente hidrodinâmica e máquinas) através de formulações numéricas para estimativa do comportamento do conversor e seu potencial energético. Para contextualização do modelo, algumas possíveis aplicações desta energia absorvida serão apresentadas visando ilustrar os impactos que este conversor pode proporcionar. Além da aplicação convencional para geração elétrica, outro possível uso dos conversores de energia das ondas é que estes podem ser utilizados também como força motriz para dessalinização da água salgada marinha. Em regiões onde os recursos hídricos são escassos, a dessalinização pode garantir água para consumo da população e irrigação, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental. A expectativa deste trabalho é não só apresentar esta temática, como também motivar outros alunos para estudos nesta área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *