O que é um Veículo Submarino Operado Remotamente (ROV)?

Um veículo submarino operado remotamente ou ROV (do inglês Remotely Operatedunderwater Vehicle) é um veículo subaquático, operado à distância, que normalmente fica conectado ao operador por uma rede de cabos, o que permite uma circulação adequada. O veículo, sem tripulação, é semelhante a um robô, que está equipado com sensores e instrumentos de amostragem para recolher vários tipos de dados.

Uso

Um ROV subaquático é bem equipado com tecnologia moderna que consiste em um sistema de iluminação e uma câmera de vídeo, para gravar um melhor panorama subaquático e contribuir para a educação geológica e aprendizagem da vida do mar. Com o desenvolvimento incessante na área de tecnologia,
os mais recentes conceitos técnicos estão sendo transmitidos aosROVs, a fim de ampliar suas capacidades originais.

Maquinarias extras podem contar com uma câmera estática, um amostrador de água ou mesmo um manipulador.Além disso, um veículo submarino operado remotamente também pode incorporar instrumentos avançados para uma medição adequada e avaliação de temperatura atual, a penetração da luz e da claridade da água.
ROVs, ou robôs submarinos, foram inventados principalmente para servirema um propósito industrial: para a inspeção(interior e exterior) regular de dutos e para realizar métodos de testes estruturais em algumas plataformasoffshore. Eles são úteis, ainda, para a exploração de águasoceânicas e para atenderem às necessidades de inúmeras expedições científicas e vários programas educacionais em aquários.

Imagem1

Categorias

Os ROVs podem ser distinguidos em classes por meio da avaliação de seus peso, energia, habilidades e, claro, seus tamanhos.

O Micro ROV é de tamanho pequeno e peso inferior a 3 kg. Esses atributos permitem que o ROV explore cavidades minúsculas ou rachaduras em gasodutos, que são fisicamente impossíveis de serem alcançadas por um mergulhador.

Por outro lado, o típico Mini ROV tem um peso padrão de cerca de 15 kg e precisa de apenas uma pessoa para facilmente operá-lo a partir de um barco e levar a cabo uma expedição subaquática.
As categorias de micro e mini de ROVs podem ser chamadas de um “globo ocular” alternativo, já que eles não participam das tarefas de intervenção.

A classe de ROVs de Trabalho Leveé geralmente inferior a 50 HP e pode suportar vários manipuladores. Permitem uma profundidade máxima de utilização de 2000 metros. Polietileno, que é um tipo de polímero, é usado em sua construção, que varia entre as típicas ligas de alumínio eas de aço inoxidável.

A classe de ROVs de Trabalho Pesadosuporta menos de 220 HP com dois manipuladores, e pode atingir uma profundidade de 3500 metros.

Os ROVs de Escavação chegam entre 200-500 HPe podem ser utilizados até 6000 metros.

Imagem2

Preparação e Lançamento

O tamanho de um ROV é muito impressionante, pois pode variar de uma pequena caixa de pão à um caminhão pequeno. A preparação do lançamento de um veículo subaquático pode ser muito simples de operar, já que o robô pode ser simplesmente lançado na água a partir da embarcação.

O procedimento de recuperação pode envolver grandes guindastes para elevar o robô da água.Geralmente, A-frames estão disponíveis para levar o ROV de forma segura para o convés. Por vezes, estruturas extras chamadas “garages”, que são baixadas para a extremidade traseira, estão presentes. Elas podem funcionar como uma toca segura, e os ROVs podem retornar uma vez que a expedição acaba.

As expedições executadas com a utilização de ROVs são consideradas muito mais seguras comparadas às expedições usuais de mergulho, que podem levar a lesões físicas e até à morte dos mergulhadores.

Como um aproveitamento adicional, uma pesquisa pode inicialmente submergir o ROV na água para explorar o detalhamento do local subaquático particular e, em seguida, decidir se é seguro o suficiente para enviar um submarino.

Imagem3

ROVs Famosos

Entre ROVs subaquáticos mais conhecidos, oVentana é movido à energia hidráulica e pode alcançar uma profundidade de 1850 metros. É manipulado a partir do convés do navio RN Point Lobos.

A franquia MBARI adquiriu o ROV DocRicketts em 2008, que oferece uma incrível capacidade de chegar até 4000 metros de profundidade.Este ROV sofreu constantes upgrades desde então, tornando-o um magnífico substituto do anterior ROV Tiburon, que também podia alcançar 2,5 milhas de profundidade.

Estes submarinos especiais permitiram fácil exploração, em relação ao passado, das várias reservas marinhas profundas de gás e de petróleo. Muitas reservas de petróleo eram difíceis de localizar pelos mergulhadores e, portanto, causou um grande contratempo comercial.Curiosamente, os locais indefinidos de naufrágios famosos como os do RMS Titanic, USS Yorktown, SS América Central e Bismarck foram descobertos devido a alguma ajuda da indústria de ROV.No caso de SS América Central, o ROV também foi capaz de retraçar e buscar alguns materiais importantes do fundo do mar do naufrágio.

Falhas

Um enorme revés de um ROV é que ele não tem presença humana, o que pode tornar difícil à execução da inspeção visual debaixo da água.Além disso, oROV permanece ligado ao barco principal acima da água através da fiação complexa e isso leva a uma restrição à livre circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *