Firjan apresenta documento sobre panorama da indústria naval durante a Marintec South America 2016

*Estudo contou com a colaboração de mais de mil empresários do setor e traz cinco propostas e dez diretrizes para o desenvolvimento dessa indústria;

*”O objetivo é o de revisar os procedimentos de gestão no segmento naval para voltarmos a gerar empregos e renda”, afirma Marcio Fortes, diretor da Firjan;

*Evento acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ) e reúne mais de 380 marcas expositoras, de 17 países, além de seminários sobre o setor.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) lançou na manhã desta segunda (19), durante a abertura da 13ª edição da Marintec South America – Navalshore, o documento “Panorama Naval no Rio de Janeiro 2016 – Mapa Naval”. O estudo, que contou com a participação de mais de mil empresários do Estado, apresenta cinco propostas e dez diretrizes para a indústria naval, abrangendo estaleiros e fornecedores de bens e serviços.

“O objetivo é o de revisar os procedimentos de gestão no segmento naval para voltarmos a gerar empregos e renda. O Rio de Janeiro concentra 21 estaleiros de médio e grande porte, 40% dos complexos existentes no país, e precisamos rever questões como a política de Conteúdo Local e encontrar novos caminhos para a competitividade internacional”, disse Marcio Fortes, diretor de Relações Institucionais da Firjan, durante a abertura da feira. A Marintec acontece até quarta (21) no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Entre as diretrizes que constam do documento estão a criação de um ambiente favorável de negócios, com aperfeiçoamento e simplificação nos processos; promoção de melhoria em fatores que impactam diretamente a indústria naval como a dragagem e a emissão de licenças ambientais; a construção de uma agenda de recuperação do segmento; promoção da engenharia naval nacional, do desenvolvimento tecnológico e inovação; e implantação de governança corporativa, contemplando todos os players.

Inovação – O “Panorama Naval no Rio de Janeiro 2016 – Mapa Naval”, apresentado pela Firjan nesta edição da Marintec South America, propõe alterar o marco legal da inovação com o objetivo de promover maior incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação; permitir que diversas empresas atuem como operadoras nas áreas licitadas no momento da partilha e revogar a participação mínima obrigatória do atual operador único nas áreas licitadas.

Além disso, o documento defende a harmonização dos procedimentos para licenciamento ambiental das secretarias municipais de meio ambiente dos municípios, com a normatização estadual e federal, além de estabelecer condições diferenciadas nos processos de obtenção e de renovação de licença ambiental para empresas detentoras de sistemas de gestão ambiental certificados pela Norma ISO 14001.

Em relação ao meio ambiente, o estudo propõe, ainda, ampliar o escopo do sistema online de acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Dragagem – As propostas do documento abrangem, também, uma definição do novo marco regulatório de dragagem dos portos para a possibilitar a concessão desses serviços ao setor privado e o reinvestimento das tarifas arrecadadas nos respectivos complexos, além da duplicação do canal de acesso e aprofundamento das bacias de evolução e fundeadouros do Complexo Portuário da Baía de Sepetiba e dragagem de aprofundamento e manutenção dos canais do Complexo Portuário da Baía de Guanabara.

E, por fim, a Firjan propõe suspender a cobrança de ICMS em compras de insumos fluminenses para fabricação de produtos para exportação (drawback), com o objetivo de evitar que o produto importado (isento de cobrança de ICMS) tenha preferência sobre a produção do estado. O documento sugere, ainda, que este procedimento seja ampliado para a aquisição de serviços.

Todos os profissionais da mídia que tiverem interesse em comparecer ao evento podem garantir sua presença através da página de credenciamento à imprensa, disponível no site oficial da Marintec –

http://marintecsa.com.br/pt/imprensa/credenciamento-de-imprensa

Sobre a Marintec South America – www.marintecsa.com.br

A Marintec South America – Navalshore é a principal plataforma de negócios para alavancar inovações e conectar-se com a comunidade marítima da América do Sul. Ponto de encontro da indústria, reúne armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais em prol do aumento da produtividade, da qualificação profissional, do fomento de novas tecnologias, investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia. Em 2016, acontece de 19 a 21 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ). São 11 mil m² com mais de 380 marcas expositoras, de 17 países. Paralelamente à feira, também serão realizadas a Conferência Fórum de Líderes, o Seminário de Renovação da Frota Pesqueira e ações de capacitação profissional, além do espaço para inovações de expositores.

Fonte: Segs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *