A Mercosul Line batizou nesta quarta-feira (13) o “Mercosul Itajaí”. Construído no estaleiro Guangzhou Wenchong Shipyard Company, na China, o navio abriga 2,5 mil TEUs. Com um investimento de R$ 200 milhões, a Mercosul Line expande sua frota para quarto embarcações e cria uma nova rota, conhecida como Sling Two, que oferecerá paradas nos portos de Buenos Aires (Argentina), Rio Grande (RS), Navegantes (SC), Santos (SP), Suape (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Durante o evento, a Mercosul Line anunciou Cristiane Marsillac como nova CEO da empresa. Com vasta experiência no setor de portos e transporte marítimo, a executiva assume a principal função numa das grandes referências marítimas da Costa Leste da América do Sul. O anúncio oficial vem em meio à cerimônia de batismo do navio Mercosul Itajaí, no Concais, em Santos – SP, nesta quarta-feira (13).
Como engenheira naval, seu ingresso na Mercosul Line representa uma oportunidade para Cristiane voltar às origens de sua carreira, trabalhando na área de transporte de contêineres. “Quero fazer parte de uma história de crescimento, trazer novos mercados para os clientes. Estamos com um investimento novo e expressivo, trabalhando para aumentar os volumes e expandir o trade em novas geografias”, declara.
Com mais de 20 anos de experiência no setor marítimo, Cristiane aposta no desenvolvimento de negócios nas áreas de shipping e logística para o sucesso no comando da empresa. Ela substitui Roberto Rodrigues que comandou a Mercosul Line por aproximadamente seis anos. Rodrigues assume o cargo de Diretor Superintendente da Maersk Line para a América Central e lidera as operações comerciais para 15 países, sendo alocado na sede da empresa no Panamá.
Para Cristiane, o processo de cabotagem representa uma oportunidade de oferecer uma logística mais sofisticada e melhor para o meio-ambiente. “A cabotagem é uma causa; um produto de nicho e muito especial para o mercado brasileiro. Oferecemos soluções e oportunidades de transporte com custo-benefício maior em um momento desafiador enquanto os clientes procuram soluções para suas cargas”, analisa.
Cristiane Marsillac é graduada em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Transportes Marítimos na COPPE e Pós-Graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial, com cursos pelo MIT/Massachussets e IMD/Lausanne.
FONTE: Portos e Navios